1 - Nascer: Vocês não podem imaginar que loucura é nascer.Até então, eu até achava que o mundo era assim: um lugar molhado, quentinho e meio barulhento (principalmente quando a mamãe encontrava a dinda Déa) onde eu poderia passar a eternidade comendo meu dedão do pé. Não esperava mais nada muito novo quando, de repente, sem me avisarem, abriram uma portinha e me puxaram. Rapaz, uma luz danada de forte apareceu! Fiquei ceguetinha! Meu pai gritava "Casaca, casaca", um japonês gritava "Foooogo" e mamãe "MEEEEEENGO". Só que todo mundo chorava. Aí chorei também, né?! Povo doido...E veio o segundo fato.
2 - Mamar: Não foi fácil. Eu e mamãe unimos força e paciência para que esse encontro pudesse acontecer. Muitas idas e vindas, muitas tentativas. Mas devo confessar que está entre as coisas boas dessa vida. E ainda rola um chamego com a mamãe. Cheguei até a tentar outros peitos mas senti que as minhas tias ficam meio sem graça.
4 – Viajar: Coisa louca! Entra-se num carro e mora-se uns dias em outra casa. Mas é bom! Tia Sheila ama e um dia vou à Islândia com ela. Parece que terei que levar muitos casacos.
5 – Sentar: Eu acreditava que a coisa mais linda do mundo era o ventilador de teto. Mas a vida anda e a gente muda porque eu consegui sentar e um novo mundo se abriu para mim. Ventilador é bonito sim mas o mundo visto de frente é cheio de surpresas.
5 – Sentar: Eu acreditava que a coisa mais linda do mundo era o ventilador de teto. Mas a vida anda e a gente muda porque eu consegui sentar e um novo mundo se abriu para mim. Ventilador é bonito sim mas o mundo visto de frente é cheio de surpresas.
6 – Falar: Venho tentando. Por enquanto, meu repertório é nhém-nhém, pá-pá, uô-uô, mã (cada vez mais raro), algumas tentativas de consoantes...Esse negócio não é tão fácil mas pretendo aprender com as Tias Lulus que são verdadeiras craques nessa área.
7 – Comer: Coisa de louco! Preferências: banana, água de côco, inhame. Mas dizem que, se temperarem direitinho, como um prato de brita numa boa. Não sei o que é brita. Será que é bom?
8 – Conhecer o mar: Fui 3 vezes. Ainda não consegui olhar tudo. Da última vez, dinda Bela e mamãe cantaram Visgo comigo bem pertinho do mar. Tenho medo, me agarro todo nos meus pais. Mas acho lindo. E venho tentando muito pegar o morro Dois Irmãos. É difícil.
9 – Amar e ser amado: melhor coisa de estar fora da barriga. Antes já era bom porque sentia o amor da minha mãe e do meu pai mas descobri uma avalanche de amor quando saí de lá. Conheci o significado de palavras novas como amigos e família e descobri que isso é melhor que mar+inhame+ventilador. Venho aprendendo a beijar e abraçar. Acho uma delícia. Queridos tios, avós e amigos, às vezes sinto que perco a noção da força mas peço que me ajudem a equilibrar essa vontade danada que tenho de chamegar. Letycia, Sofia e Luíza, me desculpem os excessos.
10 – Dentes: Quando eu achava que a vida era só felicidade, apareceram os dentes. Sei que serão úteis mas, por enquanto, só posso dizer uma coisa: admiro esse cara abaixo. Dente dói.
Feliz 2011
Feliz 2011